Artigo e Notícias

14 de Setembro de 2021
Compartilhe

Aprovação do PL 5829 traz oportunidades para empresas e integradores

A Câmara dos Deputados aprovou, no mês de agosto,o PL 5829, que define o marco regulatório para a geração distribuída. O texto de autoria do deputado Silas Câmara (Republicanos-AM) e relatoria do deputado Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) estabelece uma transição para a cobrança de encargos e tarifas de uso dos sistemas de distribuição. Com 476 votos a favor e 3 contra, o PL segue para o Senado, onde deve ser votado em breve.

 

O texto apresentado garante a manutenção por 25 anos, até 2045, da aplicação das regras atuais para projetos já existentes ou que protocolarem a solicitação de acesso em até 12 meses contados da publicação da Lei. Para contar com o benefício, esses novos geradores terão prazos para iniciar a injeção de energia no sistema, contados do parecer favorável da distribuidora:

 

 
 

 

 

O texto define como microgeradores aqueles que instalam (geram) até 75 kW de energia de fontes renováveis (fotovoltaica, eólica, biomassa e outros) em suas unidades consumidoras (em telhados, terrenos, condomínios, sítios); enquanto minigeradores são aqueles que instalam (geram) mais de 75 kW até 5 MW. A partir de 2045, esse limite passa para 3 MW nessa definição, para a fonte solar.

 

No sentido de informá-los sobre este assunto, nossa equipe conversou com diretor executivo da empresa de consultoria Noale Energia, Frederico Boschin. Na conversa, o advogado comentou e explicou alguns pontos importantes sobre o PL 5829 e também expôs algumas oportunidades para integradores, acompanhe:

 

O que muda com o PL5829

 

Frederico: A mudança será bastante grande, mas será benéfica ao setor. Eu considero importante para o setor ter um marco legal definido em lei e com a manutenção dos pilares essenciais elencados pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão máximo da política energética do Brasil, em dezembro de 2020 na Resolução n. 15, e que trouxe cinco diretrizes fundamentais para a construção de políticas públicas voltadas à Microgeração e Minigeração Distribuída no País:

 

· Acesso não discriminatório às redes de distribuição;

· Segurança jurídica e regulatória;

· Alocação justa dos custos de uso da rede e encargos considerando os benefícios da GD;

· Transparência e previsibilidade com agenda e prazos para revisão das regras;

· Gradualidade na transição com passos intermediários para o aprimoramento das regras.

 

Considerando-se que, o levantamento adequado dos benefícios e custos para o sistema serão ainda levantados pela ANEEL e pelo MME no chamado encontro de contas, todos os demais pontos estão contemplados no texto do PL e espera-se assim, uma evolução gradativa do setor neste novo marco.

 

Um ponto positivo também, é a abertura de novas tecnologias para o setor, tal qual, o armazenamento de energia por baterias, as micro-redes, a remuneração por serviços ancilares e a desburocratização que o PL traz para alguns modelos de negócios do setor.

 

Opinião e considerações

 

Frederico: Eu buscaria uma simplificação do texto todo, principalmente a regra de transição para o pagamento do FIO. Uma leitura detalhada do PL exige bastante domínio técnico da estrutura tarifária e uma ampla construção de modelos de remuneração de rede. O que me parece, é que os diversos substitutivos acabaram por criar uma sobreposição de ideias que não necessariamente favoreceram a clareza.

 

Existem muitos pontos no PL que ainda vão ser objeto de regulação pela ANEEL, ou que ainda serão passíveis de estudos de detalhamento. Na minha visão, outros pontos do PL não são exatamente técnicos e/ou contém uma redação que pode dar margens a interpretações regulatórias ou jurídicas divergentes. O exemplo é o capítulo referente aos custos de conexão e pareceres de acesso, visto que existem diversos pontos que, na minha opinião, geram confusão entre responsabilidades contratuais, regulatórias e o código de defesa do consumidor.

 

Para integradores

 

Frederico: Inicialmente, antes da entrada em vigor do novo marco legal, é importante ter claro que a expectativa para os próximos meses é o de uma corrida por instalações e projetos, em vista da ideia de manutenção na regra mais benéfica contida na RN 482, ou seja, sem o pagamento de remuneração alguma pelo fio. Essa corrida vai certamente exercer pressão pelo lado da demanda e isso vai encarecer equipamentos e estressar toda a cadeia de suprimentos. Assim, o integrador deve estar atento aos prazos de entregas de equipamentos e organizar os cronogramas de obras e, se possível, antecipar pedidos e considerar prazos maiores nas instalações e, eventualmente, operar com estoques maiores. Considero também muito importante o integrador estar alinhado com o seu distribuidor de equipamentos e com a equipe para manter o ritmo de instalações.

 

Para o período de transição, minha sugestão é que o integrador fique atento à regra contida no PL e que, a meu ver, é bastante complexa e vai exigir um recálculo das viabilidades dos sistemas e dos retornos financeiros, pela própria dinâmica do escalonamento do creditamento. Isso significa, na prática, que orçamentos de sistemas devem ser cuidadosamente revistos para contemplar a nova regra de creditamento e que pode provocar confusão no consumidor menos informado.

 

Um constante acompanhamento dos sistemas e um bom treinamento dos vendedores vai ajudar muito nas vendas e na manutenção da posição de mercado.

 

Oportunidade

 

Frederico: Inicialmente, pode ser uma boa janela de oportunidades para acelerar as vendas, na medida em que a regra é benéfica, mas tomando os cuidados com prazos e preços.

 

Como eu disse acima, o momento é de atenção para preços e prazos. O consumidor final vai precisar entender que o regulamento que antes lhe garantia uma injeção de energia sem a cobrança do uso do fio agora não é mais possível. Mas, veja, isso para os projetos novos.

 

De início, é essencial tranquilizar o cliente que já possui sistema, ou aquele que vai fazer a adesão dentro do período de carência de 12 meses, que o seu direito adquirido está garantido e que será mantida a regra até 2045.

 

Tecnologias a favor do setor

 

Frederico: O novo marco instituído pelo PL traz uma série de novo produtos e modelos de negócios para novas tecnologias, tais como inversores híbridos e baterias, micro-redes, serviços ancilares e oportunidades em smart grids.

 

De forma geral, já é inevitável a supremacia da fonte solar no mercado brasileiro. Isso é o que temos visto nos últimos anos, não só em geração distribuída, mas essencialmente na geração centralizada com a disseminação de grandes projetos de geração.

 

Assim, a tecnologia solar, e componentes associados como baterias e componentes que prestam serviços ancilares, tem uma grande tendencia de dominância no mercado.

 

Outro ponto importante é que a aprovação do marco legal desburocratiza alguns dos formatos de geração compartilhada e permite que a agregação de consumidores possa ser feita de maneira mais rápida e com maior segurança jurídica em plataforma digitais, por exemplo, com o uso de smart contracts e tokens. Esse talvez seja a grande nova fronteira para o setor, termos de fato um a democratização do acesso aos formatos compartilhados que antes ficavam restritos a consórcios e cooperativas. O novo regulamento tem bastante novidade nessa digitalização do setor e na criação de novos e melhores modelos de negócios para o pequeno integrador.

 

É preciso ficar atento ao mercado e as novas tecnologias e contar om um bom parceiro tecnológico e de distribuição de equipamentos.

 

Tendências e apostas para o mercado

 

Frederico: Num primeiro momento, eu vejo como tendencia a aceleração dos projetos. Todos vão querer manter projetos na regra mais benéfica e até o correto e total entendimento do mercado novo. De toda forma, eu apostaria bastante nos projetos mais simples e com geração no ponto de consumo (geração na carga), por serem mais rentáveis e com uma blindagem natural aos eventos regulatórios. Esses clientes hoje são na maioria industriais e com o aumento da conta de luz passam a ver a energia solar como alternativa aos aumentos.

 

Mesmo ocorre com clientes do agro. Este é o mercado que mais deve crescer, seja pela safra favorável e câmbio favorável também, o agro vai demandar uma modernização das fazendas e que a solar tem um casamento bom nesse processo.

 

Por último, apostaria uma análise naqueles clientes de mercado livre e que dispõem de um bom telhado, aqui pode haver uma grande nova fronteira para o mercado solar enquanto o mercado cativo se resolve com a PL, caberia uma atenção em clientes de grande porte.

 

De toda forma, o mercado solar é grande e vai crescer ainda mais, espero realmente que nosso mercado siga as projeções e que as conversões de vendas se concretizem.

 

Frederico Carbonera Boschin

 

 

Diretor Executivo Noale Energia Diretor Regional (Rio Grande do Sul) da ABGD – Associação Brasileira de Geração Distribuída; Conselheiro Fiscal e Diretor do Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do RS (SindienergiaRS); Advogado – OAB/RS 54.843 Advogado especialista no Setor Elétrico com 15 anos de experiência no mercado de energias renováveis. Atua na estruturação de projetos de geração de energia por fontes renováveis (Eólica, RSU, Biomassa, CGHs/PCHs e Solar), bem como no desenho de modelos de negócios para os Mercados Regulado (ACR), Livre (ACL) e Geração Distribuída. Possui ainda experiência na negociação e condução de Contratos de Engenharia (EPC/Turn-Key), Contratos de Uso dos Sistemas de Transmissão e Distribuição e Comercialização e Energia (CCVE), além de procedimentos regulatórios e administrativos.

 

FORMAÇÃO: • Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 1997/2002; • Especialista em Gestão Empresarial (MBA) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RS) – 2006/2007; • Mestre em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) – 2007/2009; e • Especialista em Energias Renováveis pelo Instituto do Meio Ambiente da Faculdade de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS) – 2017/2018. RECONHECIMENTOS: Advogado ranqueado como "Leaders in their Field", por sua atuação na área de "Energy & Natural Resources: Power", pela publicação britânica Chambers & Partners: Chambers LATIN AMERICA 2018 - "Energy & Natural Resources: Power" Chambers GLOBAL 2018 - "Energy & Natural Resources: Power"

 

ASSOCIAÇÕES E ENTIDADES: • Diretor Regional (Rio Grande do Sul) da ABGD – Associação Brasileira de Geração Distribuída; • Conselheiro Fiscal e Diretor do Sindicato das Indústrias de Energias Renováveis do RS (Sindienergia RS); • Membro do Conselho de Infraestrutura (COINFRA) da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) – Grupo Temático de Energia; e • Membro do Comitê Estratégico de Energia da American Chamber of Commerce for Brazil – AMCHAM/POA.

Publicações Sugeridas

I.S Brasil participa de Rodada de Negócios Condominial em São Paulo A rodada de negócios focada em condomínios reuniu 100 síndicos orgânicos e profissionais negociando com administradoras e fornecedores.
Votação do PL 5829 é adiada e setor segue sem um marco regulatório A votação do projeto de lei, que garante segurança jurídica, pode acontecer nos próximos dias.
Consumidores de energia solar do Rio de Janeiro poderão atrelar CPF em mais de uma conta de energia A lei que é de autoria do deputado Jair Bittencourt (PP) foi sancionada pelo Governador Cláudio Castro, na última sexta-feira.
Linha de Transmissão promete desafogar reservatórios do Centro-Sul do Brasil A nova linha pretende levar energia das regiões Norte e Nordeste, para a todo Brasil.
ANEEL aprova regulamentação para usinas híbridas O normativo, disse a autarquia em comunicado, traz as definições e as regras para a outorga desses empreendimentos e para a contratação do uso dos sistemas de transmissão.
PL 5829 entra em pauta e pode ser votado nos próximos dias Após meses no Senado, projeto de lei que garante um marco regulatório para energia solar, pode ser votado.
Como a PEC dos Precatórios afeta o mercado de energia solar? A "polêmica" PEC dos Precatório pode movimentar mercado de energia solar.
Minas Gerais ultrapassa 2 GW na produção de energia solar O estado segue liderando o ranking nacional dos maiores geradores de energia fotovoltaica do país.
Desafio da resistência a herbicidas é tema de Web Fórum no dia 25 O consultor Pedro Jacob Cristoffoleti, que atuou como professor associado da Esalq/USP por 30 anos, vai falar sobre este assunto que é uma verdadeira ameaça sustentabilidade do Sistema Plantio Direto.
Brasil atinge marca de 12 GW em capacidade instalada de energia solar Cada vez mais a energia solar alcança números expressivos no país.
Por que seus sistemas fotovoltaicos não podem sair de uma "linha de produção"? As empresas integradoras, com grande número de propostas comerciais e vendas realizadas, tendem a tratar seus sistemas/usinas fotovoltaicas como o produto resultante de uma "linha de produção de ações".
ANEEL: Agência Nacional de Energia elétrica prevê aumento nas tarifas de energia para 2022 Segundo a Agência, a conta pode ter um reajuste de 21,04%.
COP26 prevê redução do uso de combustíveis fósseis Após discussões intensas, países chegaram a um acordo para redução do uso de combustíveis fósseis.
6ª edição do CBGD/EXPOGD South America reúne 5 mil pessoas em Salvador Feira e Congresso organizados pelo Grupo FRG Mídias e Eventos, surpreendeu setor com número de visitantes presentes.
I.S Brasil se reúne com ABGD para discutir plano de eficiência energética A empresa distribuidora traça um novo plano para levar desenvolvimento energético para todo Brasil.
Projetos de Geração Distribuída: você sabe o que deve entregar? É extremamente comum em meus projetos que o cliente diga "me desculpe pela demora, mas esta semana apagamos incêndios o tempo todo".
Ministério de Minas e Energia atinge meta de redução no consumo de energia De acordo com o Governo, essa diminuição no consumo, é fruto de ações conduzidas pela Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE).
I.S Brasil participará da 6ª edição da EXPOGD/ CBGD Exposição e Congresso contarão com as principais empresas, os players e associações do Brasil.
COP26 reúne países para discutir sobre atual cenário mundial A Conferência trouxe importantes assuntos, que atuarão em combate das mudanças climáticas.
Energia Solar fotovoltaica pode aumentar 67% em 2021 Os dados foram divulgados pelo DIE, da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME (Ministério de Minas e Energia).
Leilão emergencial contrata energia solar, térmicas a gás e biomassa O leilão contratou 17 empreendimentos, sendo 2 deles, usinas solares fotovoltaicas.
Sustentabilidade financeira das concessionárias de energia, é debatida por Governo Governo estuda forma de atenuar descasamento observado entre as receitas arrecadadas pelas tarifas.
Consumo de energia se manteve estável no país na primeira quinzena de setembro Segundo boletim da CCEE, o país teve uma alta de 0,2% no consumo em relação ao mesmo período do ano passado.
I.S Brasil realiza doação de postes solares para Prefeitura de Carrancas Os postes iluminarão uma escultura, que foi inaugurada recentemente na cidade mineira.
Intersolar surpreende com grande público em retomada de eventos Após parada por conta da pandemia da Covid-19, o evento reuniu milhares de visitantes.
Estados Unidos anuncia que pretende levar energia solar para 5 milhões de casas até 2025 O Governo Biden continua com plano de sustentabilidade para os Estados Unidos da América.
Brasil alcança marca de 11 GW em capacidade solar em operação Em dezembro de 2020, o Brasil possuía 7,78 GW instalados.
Intersolar South America promete reunir todo mercado fotovoltaico Evento que acontece na próxima semana, reunirá os principais fornecedores, distribuidores, instaladores e players do setor fotovoltaico.
I.S Brasil e Sicoob iniciam construção de usina solar fotovoltaica doada para Hospital de Carmo do Rio Claro O projeto solar promete zerar todos os custos com energia da instituição carmelitana.
I.S Brasil realiza I Workshop para colaboradores A convenção voltada para a área comercial, contou com um treinamento especial para os consultores e assistentes.
São Paulo inaugura maior parque solar do estado O projeto tem 600 mil placas solares instaladas, em uma área equivalente a 421 campos de futebol.
ONS destaca melhora nos níveis dos reservatórios em outubro A melhora traz expectativas para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, que foram bastante prejudicadas pela seca.
PL que inclui gerador solar no financiamento imobiliário é aprovado em Senado O projeto de lei, tem como proposta, o incentivo para a energia solar por meio do financiamento imobiliário.
Corte de energia para famílias de baixa renda é liberado por ANEEL A medida que estava suspensa desde abril deste ano, voltou agora no mês de outubro.
Empresa desenvolve carregador que abastece veículos elétricos em 15 minutos O grupo ABB, empresa de tecnologia e automação, lançou um carregador que pode revolucionar o setor automobilístico elétrico.
Mercado de Carbono é tema do Web Fórum no dia 7/10 O Web Fórum começa às 18h50 e termina às 21h, logo após um debate entre os participantes.
I.S Brasil marca presença na 11ª edição do Fórum GD No evento, a empresa distribuidora palestrou e pôde apresentar um pouco do trabalho que vem desenvolvendo pelo Brasil.
Fórum GD discute potencial de energias renováveis em Manaus Alto potencial e facilidades de financiamento irão fomentar a região no setor que cresce cada vez mais e gera oportunidades no Brasil.
I.S Brasil fecha parceria com Intersolar South America A parceria com o maior evento de energia do Brasil faz parte da expansão e do olhar da empresa para o mercado das renováveis.
A região Norte após o apagão Após a apagão histórico, região Norte aposta em energias renováveis para ter mais segurança e sustentabilidade.
Energia Solar ultrapassa carvão mineral e alcança 3,8 GW Marco histórico para energia solar impulsiona oferta e procura pelas renováveis, em combate da crise hídrica.
PL 5829 e a eficiência operacional das empresas de instalação As empresas integradoras terão uma grande oportunidade de aumentarem seu número de vendas e projetos, sendo este um período crítico para sua consolidação no mercado.
Linha de transmissão levará energia eólica e solar para Sudeste A ligação feita pelo governo Federal vai levar a energia gerada no Nordeste para o centro-sul do Brasil.
Governo cria ENBpar, estatal que vai gerir união sob a manutenção da operação de usinas nucleares no país Nova entidade será vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME).
Boletim Quinzenal da CCEE informa que GD contribuiu para redução de 1% da demanda elétrica em agosto A CCEE deu início a estudos sobre o impacto da Geração Distribuída para o consumo de energia no mercado regulado.
Aneel inicia testes de usinas renováveis no Nordeste Com o objetivo de aumentar investimentos nas energias renováveis, a Aneel iniciou testes de renováveis, na região Nordeste.
Embrapa realiza lançamento de Silo tecnológico e oficializa I.S Brasil como parceira O Hub voltado à pesquisa científica da cadeia produtiva leiteira coloca Embrapa no jogo do mercado.
Células solares de maiores potências e tamanhos podem ser tendência para futuro Com grandes atualizações, o mercado solar segue apresentando novidades e novas tendências. Segundo especialistas brasileiros do setor, células solares mais potentes e maiores serão mais procuradas.
I.S Brasil participa como expositor em evento da AMM O evento que teve como objetivo, discutir o desenvolvimento de cidades do Sul de Minas, contou com a participação de diversos municípios da macrorregião.
Apresentamos a 2ª edição da Revista I.S Brasil É com grande prazer que apresentamos a 2ª edição da Revista I.S Brasil. Para nós, é uma grande alegria receber as mensagens positivas e os elogios pela primeira publicação.
I.S Brasil participa de tradicional evento de geração distribuída do Brasil O Fórum GD Centro-Oeste, realizado no estado do Mato Grosso reuniu centenas de empresas e profissionais do setor das energias renováveis.
Profissionais da I.S Brasil palestrarão em Fórum GD Centro-Oeste O tradicional evento de geração distribuída do Brasil está na 10° edição, e contará com os principais players, associações e empresas do setor das energias renováveis.
I.S Brasil fecha parceria diamante com evento Fórum GD A empresa agora, participará dos dois próximos Fóruns de geração distribuída, realizados pelo Grupo FRG Mídias e Eventos.
Rádio: I.S Brasil fecha parceria com SICOOB Credicarmo A I.S Brasil é agora parceira do SICOOB Credicarmo, de Carmo do Rio Claro/MG. A parceria foi divulgada na última sexta-feira, 09/07, e a ideia é de apresentar uma linha de crédito para ajudar consumidores da região.
I.S Brasil realiza curso de energia solar fotovoltaica para colaboradores e profissionais do setor O curso teve o objetivo de ensinar e apresentar o setor fotovoltaico para os alunos. Durante a semana, os participantes tiveram contato com as técnicas de iniciação e noções básicas para o setor fotovoltaico.
Profissionais do setor solar realizam manifestação em defesa da energia solar fotovoltaica em Brasília Além dos profissionais, líderes de associações e Deputados estiveram presentes para mostrar a força da energia solar fotovoltaica no Brasil.
Desemprego atinge alta e vira uma preocupação Com a pandemia do corona vírus, o desemprego atingiu alta e virou pauta sem solução. Apesar disso, existem alternativas que vão contra essa maré negativa.
Minas Gerais ultrapassa 900 MW geração distribuída por meio da energia solar Segundo o coordenador estadual da ABSOLAR em Minas Gerais, Bruno Catta Preta, disse que a região é estratégica no País para o desenvolvimento da fonte solar fotovoltaica.
Marinha realiza cerimônia e inaugura usina solar fotovoltaica doada pela I.S Brasil Solar A cerimônia Amigos da Marinha homenageou e saudou grandes personalidades da região mineira.
Usinas solares flutuantes podem ser alternativa para futuro As Usinas fluviais flutuantes apresentam vantagens, e segundo Orestes Gonçalves Júnior elas terão uma participação relevante no mercado solar em geração distribuída.
I.S Brasil lança primeira edição de revista Está no ar a primeira edição da Revista I.S Brasil. O projeto foi criado com o intuito de aumentar a interação com o público, apresentar conteúdo, aprendizado e entretenimento para todos.
Você conhece os maiores parques solares do mundo? O aumento da energia solar no mundo e as perspectivas fizeram com que alguns países desenvolvessem grandes parques solares que abastecem centenas de cidades.
Como anda o mercado internacional? Após ano conturbado de 2020, as mudanças e os valores assustaram consumidores de todo o mundo. Com a pandemia do coronavírus, o mercado de importação e exportação enfrentou algumas mudanças. A taxa cambial subiu e muitos consumidores ficaram assustados.
8ª edição do Fórum GD Sul começa amanhã (30) O evento será realizado de forma 100% online, devido à pandemia da covid-19. Os participantes terão acesso a diversos conteúdos, informações e atualizações sobre o setor energético.
Welcome Energia 2021 reúne grandes nomes do setor energético O evento reuniu profissionais de renome da indústria energética do país. Dentre eles, com destaque especial os do setor solar puderam falar um pouco sobre as perspectivas para este ano.
Colaboradores da I.S Brasil realizam treinamentos de segurança Os treinamentos permitem que os colaboradores aprendam conceitos e medidas de controle fundamentais para atuar em atividades periculosas. Com o curso obrigatório, a equipe conhece um pouco mais sobre os perigos do trabalho.
Brasil atinge 5 GW de potência instalada de GD Com grande avanço da energia solar fotovoltaica no país, Brasil atinge 5 GW de potência instalada de geração distribuída de energia. A pesquisa realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), retrata o grande avanço mesmo enfrentando crises.
Qual é a diferença entre os sistemas on-grid e off-grid? Você sabe? O assunto que gera dúvidas em muitos, pode ajudar pessoas que ainda não possuem energia elétrica. A proposta que promete revolucionar o cenário elétrico tem apresentado muitos benefícios.
I.S Brasil Solar inicia atividades no Centro de Integração e Comunicação em São José da Barra O "C.I.C" foi criado para ser um Centro de Comunicação e abriga a Faculdade Corporativa, que em breve, ofertará cursos para os funcionários. Além disso, o centro contará com equipes do Marketing e Recursos Humanos.
Clientes da I.S Brasil são classificados em TOP 100 da Milkpoint Levantamento que classificou os 100 maiores produtores de leite do Brasil, no ano de 2019, contou com 5 clientes da I.S Brasil. Alguns deles falam sobre como as usinas fotovoltaicas foram importantes nesse processo.
I.S Brasil leva alegria para Guiné-Bissau Visando ajudar crianças e famílias de Guiné-Bissau, um país carente da África Ocidental, a empresa I.S Brasil realizou uma grande doação, que alegrou o natal de habitantes locais de Quinará.
I.S Brasil realiza doação de Natal para famílias e para APAE A I.S Brasil passou por distritos e bairros rurais da cidade mineira de São José da Barra e também na APAE de Alpinópolis, fazendo a alegria de todos.
Vídeo: I.S Brasil doa Usina Solar Fotovoltaica para APAE de Alpinópolis Com foco em realizar ações sociais e sustentáveis pela região, a I.S Brasil levou economia e sustentabilidade para a APAE de Alpinópolis.
Veículos elétricos já são realidade na I.S Brasil Temos certeza que em algum momento da sua vida, você já ouviu falar sobre carros elétricos, seja em programas de televisão, internet ou em uma conversa com os amigos. Muitos pensam que essa é uma realidade distante, mas o futuro está aqui.
Reciclagem e Sustentabilidade: Como ajudam nosso meio-ambiente? No dia 22 de novembro é comemorado o dia do Reciclador e da Reciclagem do Lixo e por isso, separamos um assunto especial para ser abordado: a reciclagem e a sustentabilidade. Você sabe como elas se completam?
Minas Gerais segue na frente como maior produtor de Energia Solar Fotovoltaica O estado que é referência em energia solar segue liderando o ranking de produção, segundo dados divulgados pela ABSOLAR que ressaltam a unanimidade dos mineiros em produção de energia fotovoltaica.
I.S Brasil realiza doação de máscaras para asilo em Alpinópolis Colaboradores visitaram o asilo e entregaram 1000 máscaras descartáveis para servidores e internos.
I.S Brasil relembra começo e agradece Lázaro do Ganchinho Coadjuvante da história da empresa I.S Brasil, Lázaro Antônio da Silva, ou como é conhecido popularmente Lázaro do Ganchinho, volta à sede e relembra como tudo começou.
Dia do Livro: I.S Brasil disponibiliza títulos aos colaboradores Pensando em aumentar os conhecimentos de seus colaboradores, a I.S Brasil desenvolveu sua própria biblioteca. A proposta, que teve início no meio deste ano de 2020, atraiu funcionários que estão adorando a iniciativa.
Água: 5 formas de economizar Nos últimos anos, o ecossistema vem sendo modificado de forma constante pelas ações dos seres humanos. Dentre os recursos que precisam de mais cuidado e que podem desaparecer, está a água.
I.S Brasil doa usina fotovoltaica para a Marinha do Brasil Com intuito de promover ainda mais a economia e a sustentabilidade em São José da Barra/MG, a I.S Brasil realizou a doação de uma usina solar fotovoltaica para a Delegacia Fluvial de Furnas. O termo da doação foi assinado no dia 13 de agosto.
Energia solar: investimento que traz economia e tranquilidade No artigo anterior, falamos sobre a viabilidade econômica da energia solar e trouxemos a história do senhor Carlos - um produtor de leite que possuía gastos de energia em torno de R$ 17.000,00 mensais.
Energia solar: entenda a viabilidade econômica para o produtor rural Anteriormente, em nosso artigo sobre como a energia solar fotovoltaica ajuda a aumentar seus lucros na produção de leite, alguns leitores tiveram dúvidas quanto ao investimento e à viabilidade econômica da energia solar.
Como a energia solar fotovoltaica ajuda a aumentar seus lucros na produção de leite? Ainda que a energia solar tenha uma recente popularização no Brasil, ela já é responsável por 1,6% da matriz energética brasileira. Você conhece e sabe como ela pode ajudar a sua fazenda?
A I.S Brasil recebe a certificação Selo Verde do Instituto Chico Mendes No mês de janeiro, a empresa I.S Brasil, situada em São José da Barra/MG, recebeu do Instituto Internacional Socioambiental Chico Mendes a certificação Selo Verde de Ação Socioambiental.
Energia fotovoltaica é aliada da sustentabilidade e produtividade no agro Por qualquer ângulo que se olhe, quando se fala no uso da energia na propriedade, o desenvolvimento sustentável é um caminho que, necessariamente, deve ou deverá ser percorrido.

Somos especialistas em energia solar.

Rua Campo Belo, 172 - Furnas, São José da Barra/MG
Entre em contato
com nossa equipe
Telefone 35 3523-5485
WhatsApp 00 00000-0000

Somos especialistas em energia solar.

Rua Campo Belo, 172 - Furnas, São José da Barra/MG
© Copyright 2020 - I.S. Brasil Soluções Sustentáveis - Todos os direitos reservados.